segunda-feira, 15 de novembro de 2010

ADMIRÁVEL MUNDO NOVO



Para a leitura gratuita e virtual desta obra, clique aqui.

" Você já se imaginou vivendo em um mundo onde não existem doenças, envelhecimento ou o próprio medo da morte? Um mundo onde cada um tem sua própria função e gosta daquilo que faz? Foi isso que Aldous Huxley imaginou em 1932 quando escreveu o fantástico livro “Admirável Mundo Novo” (Brave New World, no original em inglês).
Huxley nasceu na Inglaterra em 1894, mas ficou pouco tempo lá, indo morar na Itália, onde, nos anos 20, começa sua carreira literária com a publicação de “Amarelo Cromo”. Na década seguinte, Huxley muda-se pra a França e assim surge o mais famoso romance do autor, o “Admirável Mundo Novo”. Huxley não era de ficar muito tempo em um só lugar, então em 1937 vai para a Califórnia, onde (apesar da sua “quase cegueira”) publica sua última obra “A Ilha”, vindo a falecer na cidade de Hollywood em 1963.
A história de “Admirável Mundo Novo” se passa num futuro distante (635 depois de Ford) onde há muito tempo o casamento e a união foram banidos e a fidelidade é vista como um delito muito grave. Onde a angústia e a depressão são esquecidas facilmente com a ajuda de uma droga lícita (distribuída pelo governo) e sem efeitos colaterais chamada “soma”. Neste mundo não existem mães e pais, mas apenas provetas e centros de condicionamento, nos quais, as pessoas passam sua infância sendo “adestradas” (através de um tipo de hipnose durante o sono) para seguirem normas impostas pela sociedade.
Neste “mundo novo”, a sociedade é formada por castas. Cada casta tem a sua própria função e status social, o que gera uma certa discriminação com quem pertence a uma casta diferente. Dentro deste enredo, aparece Bernard Marx, que por ser fisicamente diferente dos membros de sua casta, sente-se solitário nesta sociedade onde todos deveriam ser de todos. Tentando esclarecer suas dúvidas, Bernard parte em viajem a uma reserva histórica (semelhante às reservas indígenas atuais, onde as pessoas ainda cultivam os costumes “selvagens” do passado), lá encontra um rapaz chamado John, que tem como mãe uma senhora chamada Linda que, assim como Bernard, também veio do “mundo novo” e, por um descuido, ficou grávida e perdida na reserva. Bernard vê em John uma oportunidade de ficar bem perante a sociedade e resolve levá-lo para a “civilização”. Porém, como bom “selvagem” que é, John acaba por não se habituar às regras e costumes da “civilização”, o que gera alguma confusão.
“Admirável mundo novo” é uma história que apesar de ter sido escrita há muito tempo atrás, ainda se mostra bem atual, pois se traçarmos um paralelo com a sociedade em que vivemos, veremos que existem vários fatores que se assemelham, como por exemplo, o fato que cada vez mais as pessoas se afastam do conceito de família e tentam fugir da realidade por meio de drogas lícitas ou não. E o que seria a programação da maioria dos canais de televisão aberta se não um meio de alienar a população e impor idéias e opiniões?
Huxley realmente escreveu um livro que vale a pena ser lido por jovens e adultos em geral, pois ele expõe questões que nos fazem pensar se no futuro teremos mesmo um mundo admirável ou seremos apenas “marionetes” nas mãos dos que comandam a sociedade."

Fonte: http://brurodrigu.spaces.live.com/blog/cns!2326E0BCE8402C39!199.entry

Um comentário:

  1. galera, achei um vídeo muito bom sobre o livro. Dêem uma olhada: http://www.youtube.com/watch?v=Y2qUD54dy4U .

    abraços,
    mari

    ResponderExcluir